terça-feira, 26 de abril de 2011

Estréia em grande estilo...

Para começar o blog com o pé direito, escolhi um Projeto de Arquitetura contemporâneo, que consegue unir duas edificações de épocas e linguagens arquitetônicas bastante diferentes num conjunto harmonioso, desafio este que os arquitetos muitas vezes não conseguem vencer, e que ao mesmo tempo respeita o entorno onde está inserido estabelecendo um diálogo e uma integração total com ele.
.

O prédio mais antigo, o Museu do Amanhã (à direita na foto) foi projetado por Santiago Calatrava na década de 1940. A nova inserção é o MAR (Museu de Arte do Rio), projeto de Bernardes & Jacobsen Arquitetura, o qual é uma iniciativa da prefeitura carioca, com realização da Fundação Roberto Marinho e tem sua inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2012.




O conjunto arquitetônico prevê investimentos na reformulação urbanística fará parte do Porto Maravilha, um projeto de revitalização do antigo porto do Rio de Janeiro em um pólo turístico, o que será de grande valia não só para o Rio de Janeiro como para todo o Brasil.
Nota 10 pra esta parte do projeto!!!
Agora só resta saber se todo o projeto urbanístico que circunda esta idéia de revitalização será executado, mas isto são cenas do próximo capítulo.

Texto na íntegra: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/bernardes-jacobsen-arquitetura-museu-rio-18-04-2011.html