domingo, 27 de novembro de 2011

Em clima de Natal...

Ho ho ho!!!

Vem chegando a época do ano onde a grande maioria das pessoas se inspira para decorar suas casas...
Seja simples ou luxuosa, a decoração natalina enche de vida e de graça qualquer cantinho da casa, não é verdade?

Mas às vezes queremos algo diferente, inovador, que transforme nossos velhos enfeites em peças criativas de decoração...
É por isso que este post surgiu... Para dizer que vale a pena acompanhar este Curso de Decoração de Natal Online oferecido pela Revista Casa Cláudia, disponível gratuitamente no site: http://casa.abril.com.br/casa-claudia.
Fica a dica! Vale a pena conferir as idéias diferenciadas e ver o que mais se adapta ao seu estilo e ao seu gosto!
No mais é só colocar a criatividade pra funcionar e mãos à obra!

Beijos e Feliz Natal a todos!


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Escadas Convencionais?!?!?!

Esqueça!

As escadas, que há algum tempo foram motivos de dores de cabeça para nós arquitetos, cada vez mais têm ganho outras utilidades além de serem um elemento de transição entre dois ou mais pavimentos de uma edificação, permitindo que nós possamos inovar nas formas e principalmente na funcionalidade delas.

Neste post, não trago imagens de escadas comuns nem tampouco "receitas de bolo" para solucioná-las em um projeto de arquitetura (se você precisa deste serviço, contrate um arquiteto!), e sim idéias de como aproveitar o espaço residual gerado pela inserção da escada em um ambiente ou maneiras de torná-la muito mais que um elemento construtivo, um ponto de destaque dentro da composição arquitetônica.






1 - Escada adega: Cabem até 1600 garrafas! Só não cabe em um apartamento! Hahaha. 



2- Escada Biblioteca: Serve para guardar seu acervo bibliográfico sem ter um cômodo dedicado exclusivamente para isto.


3 - Escada Balcão: Serve como balcão para buffet ou para guardar utensílios.


4 - Escada bancada: Esta escada foi utilizada como uma maneira de aproveitar o espaço para a criação de uma bancada que pode ser voltada a estudos ou até mesmo para a criação de um home office.


5 - Escada caracol: Este modelo foi um remake das escadas caracóis padronizadas com maior largura e possivelmente maior conforto.



6 - Escada colorida: Um tanto quanto lúdica.


7 - Escada de vidro: Dá a impressão de que se está flutuando. Apple Store, NY.


8 - Escada com degraus em diagonal: Reduz o espaço, pois economiza degraus. Mas é estranhíssima!



 9 - Escadas/estantes: Ótimas para guardar livros, revistas, CDs, DVDs e tudo mais...



 10 - Escada flutuante: Ocupa o mínimo de espaço possível, só resta saber se funciona com a utilização de peso.


11 - Escada em formato de DNA: Design surpreendente, resta saber se há conforto para subir, principalmente quem sofre de labirintite.


12 - Escada-lareira: Nada mal, hein?! ;) 


13 - Escada Ondulada: Design incrível! Efeito visual bem interessante, impressão de movimento constante...

14 - Escada-Escorregador: Essa eu achei muito legal! Solução inteligente para prevenir acidentes com crianças descendo pelo corrimão, o arquiteto resolveu criar um brinquedo para tornar a descida mais interessante e lúdica... 


15 - Escada-Janela: Última escolhida. Esta proporciona grande iluminação natural e conseqüentemente maior conforto térmico ao ambiente, colaborando assim com atitudes em benefício da sustentabilidade. Aprovada!


Na realidade, para saber se estas escadas são boas na prática, na rotina diária, seria necessário subir uma a uma... Como isto não é possível, elas foram trazidas como uma curiosidade pessoal e maneira de ilustrar como a criatividade pode ser colocada em prática quando há necessidade ou vontade de melhor aproveitamento espacial.

Pra quem gosta desse assunto e quer ver mais modelos de escadas, eu indico visitar esse site, de onde selecionei estes modelos postados...

Beijos e até a próxima!